segunda-feira, 29 de março de 2010

PROCESSO INDUSTRIAL APROVADO NO BRASIL DE PRODUÇÃO DE PELLETS DE BAGAÇO DE CANA - UMA NOVA ALTERNATIVA DE NEGÓCIOS

A Brasil Biomassa e Energia Renovável desenvolve os principais projetos de energia renovável no Brasil visando a potencialização dos resíduos florestais e não florestais em biomassa energética (na forma de wood chips, biomassa, pellets ou briquete) para atender as principais empresas nacionais e internacionais que precisam reduzir as emissões de CO2 através da substituição da queima de carvão mineral (coque), petróleo ou gás natural por biomassa. No atual cenário mundial, o Brasil desponta como o principal produtor com possibilidades reais de atender a demanda internacional de forma confiável. De 2012 a 2025 começará a vigorar na Europa, Estados Unidos e na China os novos percentuais de redução do CO2 e da substituição da energia não renovável e o carvão, o que aumentará mais ainda a demanda de biomassa. A Brasil Biomassa e Energia Renovável é a única empresa brasileira produtora e exportadora de wood chips para o Oriente Médio e a Europa. Exportamos em 2009 wood pellets para a Europa e briquete para os Estados Unidos. Queremos apresentar o protótipo industrial dos pellets de bagaço de cana.



O setor produtivo que envolve as usinas de álcool e açúcar no Brasil é o mais promissor em recursos de biomassa na forma de palha e o bagaço de cana. Resíduos utilizados em queima e que transformamos em Agropellets e Agrobriquete de Bagaço de Cana. No Brasil pouco se aplica o sistema de colheita de resíduos do bagaço que é queimado ou se decompõe na natureza (monóxido de carbono) e que utilizamos como uma fonte de geração de energia limpa e renovável. Queima implica na eliminação de subprodutos aproveitáveis, deterioração e contaminação ambiental. O crescente custo energético tem levado muitos empresários em procurar a Brasil Biomassa para o desenvolvimento de métodos de tecnologia para a transformação da palha e do bagaço na forma de biomassa residual, briquete ou pellets. A rentabilidade do usineiro pode ser aumentada segundo diversas opções de aproveitamento dos resíduos na forma de biomassa. 

 

AGRO PELLETS DE BAGAÇO DE CANA PRODUTO EXPORTAÇÃO
Devemos entender que AgroPellets é um produto renovável utilizado para a geração de energia industrial com o insumo principal dos resíduos como o bagaço de cana ou a palha triturados, passando por processo de secagem e compactados sob a forma de um pequeno cilindro de 8mm. Sua principal aplicação é no aquecimento comercial e residencial de ambientes e para a geração de energia em plantas industriais.

Quais as vantagens ecológicas: Utilizando exclusivamente na sua constituição de resíduos de palha ou de bagaço de cana, não implica em utilizar qualquer produto florestal sendo o principal produto renovável ecologicamente correto. Ao dar um destino aos resíduos da palha e do bagaço, diminui-se o risco de incêndios e de uma emissão desordenada de CO2. Tem menor impacto ecológico face combustíveis derivados do petróleo e é classificado como um combustível renovável, da categoria da Biomassa. É uma matéria-prima disponível no nosso país (logo uma fonte de energia endógena) A reduzida emissão de cinzas e partículas poluentes, torna Agropellets em combustível renovável de energia.

 
Quais as vantagens econômicas e funcionais do AgroPellets? O aspecto principal é sem dúvida a sua funcionalidade, pelo sentido prático que proporciona o manuseamento e armazenamento. Utilizados em sacos de 15 kg que garantem um fácil transporte. Acendem rapidamente (em recuperadores automáticos) com pequena quantidade de resíduos de cinzas, o que facilita a limpeza. O menor consumo face à madeira, o custo inferior quando comparado com o gás, diesel e eletricidade, permite uma poupança considerável no aquecimento seja periférico ou central. Permite o conforto e beleza com uma combustão mais limpa, eficaz e com maior aproveitamento calórico.

 
A produção do AgroPellets a partir do bagaço de cana possui diversas vantagens econômicas. A principal vantagem é que esse processo se torna uma terceira fonte de receita das usinas que a utilizam, podendo gerar até uma quarta fonte renda, a emissão de créditos de carbono sob as regras do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), créditos estes comercializáveis em bolsas de valores. O principal diferencial do aproveitamento do bagaço da cana é a importância de ser uma energia limpa e renovável que pode contribuir com a redução na emissão de gases que provocam o efeito estufa. O potencial de utilização do AgroPellets como uma fonte renovável de energia vai aumentar nos próximos anos pelas regras de substituição da energia não renovável como o petróleo ou ainda com o elevado custo do gás natural.

 
Usinas Termoelétricas na Inglaterra que aprovaram a utilização do AgroPellets Bagaço de Cana como fonte de energia renovável: Ely power station 38MW (EPR) - Glanford Power Station 13MW (EPR) - Eye power station 13MW (EPR) - Thetford power station 39MW (EPR) - Wilton 10 30MW (SembCorp) - Avonmouth 100MW (Helius Energy) - Blackburn Meadows 25MW planning approved (E.ON) - Brigg renewable energy plant 40MW planning approved (Eco2) - Drax Ouse Renewable Energy Plant 300MW (Drax/Siemens) - Immingham Heron Renewable Energy Plant 300MW (Drax/Siemens) - Portbury Dock 150MW (E.ON) - Sleaford 40MW - Stallingborough 65MW (RWE npower) - Cottam Power Station - Didcot A Power Station - Ferrybridge Power Station - Fiddlers Ferry Power Station - Lynemouth Power Station - Slough Heat and Power - Tilbury Power Station - West Burton Power Station

 
SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO INDUSTRIAL
A Sustentabilidade do Projeto de Implantação da Primeira Unidade Industrial do Brasil de produção de AgroPellets de bagaço de cana adveio de uma análise técnica da matéria-prima, de todo o processo de trituração e secagem até o processo produtivo e industrial. Avaliamos a logística e desenvolvimento de um marketing internacional para a exportação do AgroPellets para o mercado europeu.
 
A unidade industrial foi desenvolvida com uma tecnologia especial visando o aprimoramento da secagem do bagaço de cana para atingir a umidade padrão de 9,0% e uma granulometria especial para o processo industrial.

Posteriormente aprimoramos os testes alcançando um padrão internacional de qualidade: pellets 8mm com umidade de 8,0%, densidade de 0,60 Gr/cm3, teor de água de 1,5% e um poder calorífico de PCI = 8.100 x C + 28.700 (H2 – O2) - 600 x H2O (em kcal/kg) - PCS = 4.780 kcal/kg

A Brasil Biomassa e Energia Renovável é a única empresa que detém a tecnologia patenteada de produção do AgroPellets de Bagaço de Cana dentro das normas da União Européia e dentro dos parâmetros Internacionais. As maiores termoelétricas da Inglaterra, Holanda, Espanha e Dinamarca que utilizam dos pellets para a geração de energia estão testando os nossos AgroPellets de Bagaço de Cana.


2 comentários:

  1. Estou no http://processo-industrial.blogspot.com/... com muitos artigos relacionadas com processo industrial, podemos fazer uma parceria de assuntos.
    Abraço; Almir Cezar

    ResponderExcluir
  2. Concordo em termos. O capim peniseto híbrido tem uma rendimento energético maior em virtude da sua alta produtividade no campo. Gostaria de saber sobre a existência de equipamentos e processos porventura disponíveis e seus preços para produção de methanol a partir da biomassa do capim, pelo método Fische-Tompsch?

    ResponderExcluir